sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Prefeituras discutem em Cachoeirinha segurança do trabalhador


Na manhã desta sexta-feira, 16/9, o auditório do Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC) sediou o 1º Fórum do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Com o tema compartilhar experiências também é uma forma de gerar saúde e segurança no trabalho o encontro, discutiu formas de prevenção e segurança no trabalho dentro da esfera pública. Na abertura do encontro a secretária da Administração (SMAd), Jacqueline Ritter saudou os convidados falando da necessidade de espaços para discutir segurança. “Temos que apostar na quebra de paradigmas, inovar e propor sempre novas medidas, programas e ações necessárias para buscar sempre melhores condições no trabalho”. A titular da SMAd aproveitou a oportunidade para também falar de projetos como de nutrição, hiperdia, ginástica laboral entre outros que são colocados à disposição dos 3.500 servidores da Prefeitura de Cachoeirinha. A coordenadora do SESMT de Cachoeirinha, Mara Oliveira em seu pronunciamento falou que o Fórum foi um grande desafio. “Falar em segurança é propor e instigar uma discussão que atinge a todos nós. Sem saúde não é possível um trabalhador produzir suas atividades com qualidade. É necessário refletirmos e buscarmos soluções para os problemas de segurança e saúde do trabalhador”.
O palestrante do evento, venho do Ministério do Meio Ambiente, da secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, engenheiro Delfino Lima. Durante a sua explanação o representante do governo federal destacou a importância de uma legislação que consolide e trate com respeito - no serviço público - a questão da segurança. “O Rio Grande do Sul é pioneiro nesta discussão, propondo no dia de hoje, esse Fórum para discutir um tema, que em Brasília começou a ser debatido ainda, em 2006 e que ainda não esta consolidado. É elogiável essa iniciativa, aqui de Cachoeirinha se exemplos como esse forem seguidos estima-se que em 2020 a questão da segurança e saúde do trabalhador nas três esferas do serviço público esteja totalmente consolidado”, estimou o palestrante convidado.
Participaram do 1º Fórum do SESMT realizado pela Prefeitura de Cachoeirinha por meio da secretaria de Administração/SESMT e colaboração do engenheiro Nelson Agostinho Burille, representantes das prefeituras de Alvorada, Porto Alegre, Gravataí, Canoas, Taquara, Triunfo, Glorinha, Viamão, Nova Santa Rita e dos presidentes dos CREAs de São Paulo, Celso Atienza e do Maranhão, Raymundo Portelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário