quarta-feira, 26 de outubro de 2011

SEGURANÇA PÚBLICA: Vicente oferece alojamento para a vinda de mais brigadianos


Prefeito e lideranças da cidade foram ao secretário
de Segurança pedir reforço de policiais militares e civis 

O prefeito Vicente Pires e diversas lideranças de Cachoeirinha estiveram hoje com o secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, preocupados com o crescimento dos assaltos ao comércio e nos bairros, principalmente Moradas do Bosque e Jardim do Bosque, além dos bairros centrais.
O prefeito cobrou do Estado o envio de mais brigadianos para reforçar o policiamento da cidade e ofereceu custeio do alojamento e "apoio integral". É que a SSP vai realizar concurso para novos policiais e as autoridades locais pediram que um grupo desses futuros brigadianos possa fazer o curso de seis meses no município, já atuando nas ruas. Depois, a ideia é que eles permaneçam por aqui. Hoje, o efetivo da Brigada e da Polícia Civil está por volta dos 50% do previsto.


Principais lideranças da cidade estiveram na SSP (Foto: Fabrício Preto)

ÁREA PARA A DPPA - Vicente também ofereceu ao secretário área ao lado da Prefeitura (atual estacionamento) para, a médio prazo, que o Estado possa transferir a 1ª Delegacia de Polícia da Vila da Paz e instalar junto uma Delegacia de Pronto Atendimento. Atualmente, quando a Brigada faz flagrante, precisa ir até o Parque dos Anjos, a 10 quilômetros, fazer o registro, deixando a cidade sem patrulhamento durante 2 ou 3 horas.


MULHERES
A curto prazo, o prefeito pediu ainda que agentes femininas pudessem fazer o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica nas delegacias.

O QUE DISSE MICHELS
O secretário acolheu as manifestações, mas disse que imediatamente será difícil ajudar Cachoeirinha. Ele lembrou da necessidade de deslocar brigadianos para a Operação Golfinho, no litoral, e que o concurso de novos brigadianos será realizado somente no ano que vem.

O secretário disse ainda que as estatísticas da criminalidade em Cachoeirinha estão dentro da normalidade, mas reconheceu que os assaltos e roubos cresceram um pouco. Michels também elogiou as políticas da Prefeitura a favor da segurança pública. A principal delas é o repasse de R$ 130 mil ano para o conserto de viaturas e compra de material de expediente e manutenção de programas de combate às drogas como o Proerd e o Tacod.

Importante
Também relataram sua preocupação ao secretário os vereadores Marco Barbosa e João Tardeti, o presidente da Associação Comercial, Paulo Gafforelli, o presidente da OAB, Dorival Ipe, e o secretário de Segurança do município, tenente Aírton Espíndola. Acompanharam ainda a audiência o secretário municipal adjunto de Governo, Jaime Braz, o vereador Gelson Braga, o diretor do Centro das Indústrias, Túlio Jaconi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário