quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ANTT/governo federal diz NÃO ao pedido de Vicente para solucionar os congestionamentos em Cachoeirinha

Agência diz que só libera acesso para os 100 mil veículos de Gravataí com até mais três praças de pedágio. É possível reclamar no site da ANTT até o dia 21 de outubro.

A Agência de Transportes do governo federal, a ANTT, disse NÂO ao pedido do prefeito Vicente Pires para acabar com os congestionamentos em Cachoeirinha. Ontem, em reunião em Porto Alegre, a agência confirmou que só libera um acesso para Gravataí na Free Way, medida que tiraria 30% do tráfego atual de 160 mil carros por dia da Flores da Cunha, com a instalação de até três novas praças de pedágio.

A REPERCUSSÃO NA IMPRENSA GAÚCHA: ZERO HORA (matéria ao lado)


A alegação é de que o acesso pedido pelo prefeito, no KM 80 da rodovia, resultaria em fuga do pedágio. Vicente discorda e acredita que a fuga do pedágio já existe e prejudica a mobilidade urbana de Cachoeirinha sensivelmente.

Com uma frota de 65 mil carros, Cachoeirinha é invadida por por motoristas de Gravataí e de toda a região que não querem pagar R$ 3,70 para chegar em casa. Mal planejada, a atual praça de pedágio foi instalada antes da RS-118, que era a porta de entrada para Gravataí. Com isso, a terra da GM e Porto Alegre tem na Flores da Cunha sua única ligação.

SUGESTÕES E CRÍTICAS – A agência disponibilizou no seu site um espaço para quem quiser fazer críticas e sugestões à instalação das novas praças de pedágio. Basta acessar o link a seguir: http://www.antt.gov.br/acpublicas/rparticipativa2011-001/Rparticipativa2011-001.asp


SAIBA MAIS:

. Atualmente, a única ligação dos 100 mil motoristas de Gravataí com Porto Alegre é a avenida Flores da Cunha, em Cachoeirinha. É que a praça de pedágio atual foi instalada antes da entrada de Gravataí, na RS-118

. A situação vem causando imenso prejuízo à economia e à mobilidade urbana de Cachoeirinha, estendendo congestionamentos diários até a FIERGS e trancando também à Free Way. Esse quadro já existia e deve continuar depois da obras de repavimentação da Flores da Cunha, que encerram em novembro.

. O problema se agravou nos últimos anos, já que a frota de Gravataí "explodiu com a instalação da GM, indo de 50 mil a 102 mil veículos em apenas 10 anos, segundo o Detran

. O gargalo está obrigando Cachoeirinha a fazer altos investimentos para tentar otimizar esse tráfego, popularizado também por empresas e carros de outros estados e até linhas turísticas

. Além dos R$ 9 milhões gastos nas obras que recuperam a deterioração da Flores da Cunha, a prefeitura acabou de captar um financiamento de R$ 46 milhões no Ministério das Cidades para construir viadutos e túneis na avenida. A intenção é dar agilidade ao trânsito que segue para a vizinha Gravataí e minimizar os prejuízos ao comércio e aos moradores da cidade.


A REPERCUSSÃO NA IMPRENSA GAÚCHA: CORREIO DO POVO (matéria ao lado)








A REPERCUSSÃO NA IMPRENSA GAÚCHA: Diário de Cachoeirinha (abaixo)


4 comentários:

  1. Lendo isso só consigo ficar triste. Moro em cachoeirinha a mais de 20 anos e não gostaria de abandonar a cidade. Mas não estou tendo muitas alternativas

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  2. Até agora não entendi por que recebo spam desse blog. Gostaria de ter meu e-mail retirado da lista!!!!!!!!!!!!!!

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  3. A final, a BR 290 é propriedade de quem?É da União, ou da Concepa? Quem manda, de fato, nesta rodovia? Ou se tem o mando, ou não? Pela Concepa nunca haverá concessão, mas e o interesse da comunidade?

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  4. Boa tarde Mateus! Você só recebe notificações do blog, porque você está seguindo o mesmo. Basta ir nas configurações do seu blog e deixar de receber notificações de atualização.

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