Agência diz que só libera acesso para os 100 mil veículos de Gravataí com até mais três praças de pedágio. É possível reclamar no site da ANTT até o dia 21 de outubro.
A Agência de Transportes do governo federal, a ANTT, disse NÂO ao pedido do prefeito Vicente Pires para acabar com os congestionamentos em Cachoeirinha. Ontem, em reunião em Porto Alegre, a agência confirmou que só libera um acesso para Gravataí na Free Way, medida que tiraria 30% do tráfego atual de 160 mil carros por dia da Flores da Cunha, com a instalação de até três novas praças de pedágio.
A REPERCUSSÃO NA IMPRENSA GAÚCHA: ZERO HORA (matéria ao lado)
A alegação é de que o acesso pedido pelo prefeito, no KM 80 da rodovia, resultaria em fuga do pedágio. Vicente discorda e acredita que a fuga do pedágio já existe e prejudica a mobilidade urbana de Cachoeirinha sensivelmente.
Com uma frota de 65 mil carros, Cachoeirinha é invadida por por motoristas de Gravataí e de toda a região que não querem pagar R$ 3,70 para chegar em casa. Mal planejada, a atual praça de pedágio foi instalada antes da RS-118, que era a porta de entrada para Gravataí. Com isso, a terra da GM e Porto Alegre tem na Flores da Cunha sua única ligação.
SUGESTÕES E CRÍTICAS – A agência disponibilizou no seu site um espaço para quem quiser fazer críticas e sugestões à instalação das novas praças de pedágio. Basta acessar o link a seguir: http://www.antt.gov.br/acpublicas/rparticipativa2011-001/Rparticipativa2011-001.asp
SAIBA MAIS:
. Atualmente, a única ligação dos 100 mil motoristas de Gravataí com Porto Alegre é a avenida Flores da Cunha, em Cachoeirinha. É que a praça de pedágio atual foi instalada antes da entrada de Gravataí, na RS-118
. A situação vem causando imenso prejuízo à economia e à mobilidade urbana de Cachoeirinha, estendendo congestionamentos diários até a FIERGS e trancando também à Free Way. Esse quadro já existia e deve continuar depois da obras de repavimentação da Flores da Cunha, que encerram em novembro.
. O problema se agravou nos últimos anos, já que a frota de Gravataí "explodiu com a instalação da GM, indo de 50 mil a 102 mil veículos em apenas 10 anos, segundo o Detran
. O gargalo está obrigando Cachoeirinha a fazer altos investimentos para tentar otimizar esse tráfego, popularizado também por empresas e carros de outros estados e até linhas turísticas
. Além dos R$ 9 milhões gastos nas obras que recuperam a deterioração da Flores da Cunha, a prefeitura acabou de captar um financiamento de R$ 46 milhões no Ministério das Cidades para construir viadutos e túneis na avenida. A intenção é dar agilidade ao trânsito que segue para a vizinha Gravataí e minimizar os prejuízos ao comércio e aos moradores da cidade.
A REPERCUSSÃO NA IMPRENSA GAÚCHA: CORREIO DO POVO (matéria ao lado)
A REPERCUSSÃO NA IMPRENSA GAÚCHA: Diário de Cachoeirinha (abaixo)
Lendo isso só consigo ficar triste. Moro em cachoeirinha a mais de 20 anos e não gostaria de abandonar a cidade. Mas não estou tendo muitas alternativas
ResponderExcluirAté agora não entendi por que recebo spam desse blog. Gostaria de ter meu e-mail retirado da lista!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirA final, a BR 290 é propriedade de quem?É da União, ou da Concepa? Quem manda, de fato, nesta rodovia? Ou se tem o mando, ou não? Pela Concepa nunca haverá concessão, mas e o interesse da comunidade?
ResponderExcluirBoa tarde Mateus! Você só recebe notificações do blog, porque você está seguindo o mesmo. Basta ir nas configurações do seu blog e deixar de receber notificações de atualização.
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