quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vicente comanda protesto pela falta de brigadianos e policiais civis nesta sexta

O prefeito Vicente Pires convocou a comunidade de Cachoeirinha para nesta sexta-feira, às 16h30, na Câmara de Vereadores (Manatá 565), através de suas entidades, participar de uma reunião-protesto pela redução do efetivo de brigadianos e policiais civis, que vêm fazendo crescer a criminalidade e a sensação de insegurança na cidade. No final de semana, a OAB foi arrombada.
Associações de bairro, Associação Comercial (ACC), Sindilojas, Centro das Indústrias (CIC), OAB, Consepro, conselhos municipais, delegados e conselheiros do OP e outras entidades estarão no encontro. Da reunião, serão levantados problemas e sugestões para uma audiência com o secretário da Segurança Pública, Airton Michels.
EFETIVO - Atualmente, a Brigada Militar conta com cerca de 50% do efetivo previsto - no ano passado 40 brigadianos foram nomeados para a cidade mas o 26º BPM perdeu quase o mesmo número de PMs neste ano devido a transferências e aposentadorias, sem reposição - e as 2 delegacias, com menos da metade do pessoal. Recentemente, a cidade perdeu um delegado (Cavalheiro Neto) e um chefe de investigação.
LOGÍSTICA - Sem plantão nas DPs, a cidade também sofre com um grande problema de logística diretamente ligado à segurança pública: os flagrantes precisam ser registrados na DRM de Gravataí, o que tem levado de 2 a 3 horas, deixando a cidade desprotegida. 

Prefeitura vem quase "mantendo" os serviços

Apesar de a segurança pública ser responsabilidade do governador, a Prefeitura Cachoeirinha vem quase "mantendo" os serviços do Estado. Brigada e Polícia Civil só conseguem consertar viaturas e comprar material de expediente graças a um convênio em que a Prefeitura repassa R$ 10,8 mil por mês dos cofres municipais. Esse dinheiro vem mantendo até mesmo importantes projetos como o Proerd e o Tacod, que previnem as drogas nas escolas.

O prefeito lembra que a Prefeitura chegou ao limite no apoio ao Estado, pois não pode atuar na reposição de efetivo das forças policiais. Nomear efetivo de um serviço do Estado é responsabilidade única do governador, é isso que vamos exigir, disse Vicente.

INTELIGÊNCIA - Hoje, Cachoeirinha é uma das cinco cidades que mais arrecada ICMS e IPVA para o Rio Grande do Sul, mas segundo o prefeito a cidade não vêm recebendo o respeito que deveria merecer do Governo do Estado. Até as câmeras usadas pela Brigada Militar para prevenir crimes foram instaladas pela Prefeitura, que também empresta estagiários para os delegados e está construindo a Delegacia da Mulher.

Vicente destaca o valoroso trabalho dos brigadianos e policiais civis da cidade, mas lembra que as corporações não podem "fazer milagre" com o desmanche dos efetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário