quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Seminário para pessoas com deficiência debate desenvolvimento e relações humanas


A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social - SMCAS promoveu na manhã de hoje, 22/9, a oitava edição do Seminário de Políticas Sociais de Pessoas com Deficiência, realizado na Câmara Municipal de Vereadores. O evento foi desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisa, Formação e Acolhimento Rodrigo Marcelino – CEPEFA, que nesse ano completa seis anos de atuação no fortalecimento da autonomia e na qualidade de vida de pessoas com deficiências.

Essa edição traz o tema Fortalecimento da Convivência Familiar na Função Protetiva, que debate as funções e desenvolvimento do corpo na ótica da neurologia e da psicanálise. Para as palestras, foram convidadas as professoras Maria Nestrovsky Folberg, Doutora em ciências humanas e ainda Rose Maria Paim, também Doutora na área e ainda o professor Doutor em psicanálise e educação Celso Luiz Mastrascusa. Na visão da professora Maria Folberg, o corpo apenas se desenvolve a partir de estímulos. Cabe a mãe estabelecer as primeiras experiências positivas e marcantes para que a criança leve isso para toda a vida, não importando se essa criança tem ou não algum tipo de deficiência. Conforme a coordenadora do CEPEFA, Mara Tresoldi, esse é o evento mais antigo da secretaria, prova de que, as políticas públicas voltadas para essa parcela da população estão sendo aplicadas com eficiência pelo governo municipal. “Capacitar e trocar experiências é fundamental para reordenar nossas atividades e reciclar nossa aprendizagem. Só poderemos atender bem as pessoas com deficiências se entendermos como se dá a função protetiva dentro da convivência familiar”, resumiu a coordenadora.

Já para o secretário da SMCAS, Adriano Luz, é preciso trabalhar em rede para divulgar as boas ações realizadas na área social de Cachoeirinha.
Após as palestras, o grupo Violões Negros, composto por adolescentes da escola Carlos Wilkens, apresentou músicas do repertório brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário