quarta-feira, 27 de abril de 2011

Olímpíada Escolar 2011 à procura de talentos para o esporte gaúcho

Sogipa e Cruzeiro colocarão olheiros nos jogos que começam segunda-feira

                 em busca de relevações para o atletismo, futebol, futsal e basquete

O prefeito Vicente Pires abriu nesta quarta-feira o Congresso Técnico daquele que será o grande espaço de lapidação dos futuros talentos do esporte de Cachoeirinha e do Rio Grande do Sul. A Olimpíada Escolar 2011 começa segunda-feira batendo todas os números anteriores e com novidades para aqueles jovens que pretendem seguir carreira nos campos e quadras.



Olheiros do EC Cruzeiro assistirão aos jogos que iniciam segunda-feira em busca de potenciais atletas para as categorias de base do futebol e do futsal. O clube de Cachoeirinha pretende ainda investir no basquete e vai acompanhar essa competição também. Os jovens que se dedicarem ao atletismo também devem se esforçar por boas marcas. Integrantes da Sogipa virão conferir corredores e saltadores no Cadop.

A consolidação da Olimpíada Escolar foi comemorada por Vicente juntos aos professores de Educação Física nesta manhã. Além dos olheiros de fora, o prefeito anunciou que o evento deste ano vai formar uma seleção de revelações dentro da rede municipal, jovens que receberão maior atenção e apoio da prefeitura para desenvolver suas potencialidades.

Vicente não esconde que sua intenção com a retomada das Olimpíadas sempre foi profissionalizar atletas. Recordou do cachoeirinhense Davi, goleador do Campeonato Paranaense, do vice-campeão mundial de jiujtsu Ronaldo Medeiros, do lutador Sansão e da campeã nacional de patinação Cátia Owick, que já alcançaram projeção nacional, como exemplos de que isso é possível.

O secretário de Desporto e Lazer, Irani Teixeira, lembrou que este caminho já está forjado. Ao assumir, além da volta das Olimpíadas, Irani alterou a Lei do Fundo do Desporto, que agora patrocina viagens para os atletas de ponta da cidade. Este ano, são mais de R$ 70 mil em recursos. Medeiros, por exemplo, viajou a Abu Dhabi com esse mecanismo. “Se contarmos a Olimpíada, são mais de R$ 200 mil que estamos investindo para formar talentos e permitir o crescimento de quem já atua no profissional. É a cidade que mais investe recursos nessa proposta no estado”, disse o secretário.



Já a secretária Elisamara Roxo afirmou que esta será a Olimpíada dos recordes. São 30 escolas participantes contra 22 do ano passado. As competições vão reunir mais de quatro mil alunos das redes municipal, estadual e particular. Esse fortalecimento dos jogos, afirmou a secretária, também se reflete na inauguração de quadras poliesportivas nas escolas – em 2010 foram três - e na mobilização dos professores de Educação Física, totalmente integrados à ideia da competição.

Importante

A SMEd vai fornecer o transporte e a alimentação dos atletas durante os jogos. A SMDL distribuirá camisetas para os participantes e também para os professores. Outra novidade é a ação de cidadania que pede que todos atletas tenham sua carteira de identidade, fornecida gratuitamente pela prefeitura na Agência da Empregos. A competição terá 9 modalidades, que serão disputadas no Cadop (atletismo), no campo da Ponte Preta (futebol) e no Ginásio Municipal (demais modalidades).


CRONOGRAMA OLÍMPICO

Dia 2 de maio

. Início dos jogos com futebol e basquete
. O revezamento da tocha olímpica começa às 9h com saída da ponte e percorrerá todas as 30 escolas até o
dia 4 de maio


Dia 6 de maio

. Abertura oficial dos jogos, às 15h, no Ginásio Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário