Magda Vargas – O prefeito Vicente Pires e a direção do Hospital Padre Jeremias (HPJ) assinaram o convênio de repasse de R$ 500.000,00 para as obras de ampliação da instituição, cujo plano do governo municipal é que deixe de ser um hospital materno infantil para se tornar um hospital geral. A verba é proveniente da Consulta Popular e as obras devem começar até o final do ano.
O HPJ tem hoje uma área de 424,25 metros quadrados e a obra inclui a reforma de 85 metros quadrados e a construção de mais 258,56 metros quadrados. A obra depois de pronta totalizará 767,81 metros quadrados de área edificada que abrigará também um Centro Cirúrgico e Obstétrico e a ampliação do Centro de Parto Normal (CPN).
Segundo o secretário da Saúde, Gerson Cutruneo, o mérito da obra de ampliação é da comunidade, que com sua mobilização conquistou o recurso na Consulta de 2008. “Esse momento é especial, pois estamos dando um passo para a consolidação de um sistema de saúde novo para nossa cidade”, disse.
A ideia foi reforçada pelo diretor do Hospital, Roberto Benevett: “esta obra vai permitir depois de concluída a realização de cirurgias que não podíamos fazer e os pacientes da cidade acabavam esperando por outros hospitais”. O diretor aproveitou a oportunidade para anunciar a reforma e ampliação também do pronto atendimento. “A previsão é que até janeiro esta reforma esteja concluída, trazendo mais conforto e segurança para os pacientes”, finalizou.
O prefeito Vicente Pires enfatizou, minutos antes de assinar o convênio, que o momento representava o início de uma caminhada para a garantia da saúde plena da população de Cachoeirinha. “Continuaremos fazendo movimentos para transformar o Padre Jeremias em um hospital geral, como prometemos em nosso plano de governo. Queremos limitar cada vez mais a ida dos nossos moradores a outras cidades em busca de saúde”, disse.
Segundo Vicente, a cidade já conta com uma ampla rede de atendimento básico e a necessidade e a ampliação do hospital foi um dos principais pontos debatidos com os moradores de Cachoeirinha durante a eleição de 2008.
Participaram ainda da cerimônia na sede do executivo municipal o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Medeiros; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adelina Arboite, profissionais da área da saúde e comunidade.
Prefeito Vicente Pires assina convênio
Roberto Benevett explicou como será a reforma


Parabéns Prefeito Vicente, Cachoeirinha é merecedora de um hospital em condições de atender melhor a nossa comunidade com respeito e dignidade, já está fazendo, mas é pouco. Abraço. Lins.
ResponderExcluir