quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Educação: prefeito propõe otimizar descentralização financeira

Vicente quer qualificação do recurso - Alessandro Schlesnner
Alessandro Schlesnner - Integrantes dos Conselhos Escolares de quase todas as 31 escolas municipais atenderam ao chamado da Secretaria de Educação (Smed) e foram à Câmara de Vereadores nesta quarta-feira debater a sugestão do governo de qualificar a lei da descentralização financeira e ampliar os recursos públicos para as escolas. A proposta foi apresentada pelo prefeito Vicente Pires e pela secretária de Educação Elisamara Roxo num encontro que contou também com diversos diretores.
A intenção do governo é otimizar as verbas repassadas às escolas e permitir que elas possam investir mais com o mesmo recurso. A prefeitura não propõe tirar das direções e conselheiros o direito conquistado em 2001 de definir aonde investir o dinheiro, mas sim fazer compras únicas, o que barateia o investimento e dá chance de realizar mais.
Na reunião, o prefeito usou o exemplo das compras feitas pelo governo através do pregão eletrônico, que só no ano passado ajudaram a economizar mais de R$ 1 milhão em recursos públicos. Com esse dinheiro, foi possível adquirir 6,2 mil kits escolares (mais de 60 mil itens no total) e 6 mil conjuntos de uniformes escolares para alunos do 1º ao 5º ano.
Hoje, cada escola pode escolher seu fornecedor e, por falta de sincronia na compra, muitas têm comprado materiais de consumo e manutenção, por exemplo, com preços que às vezes chegam ao dobro do que outras direções encontram. Conforme Elisamara, uma nova reunião será chamada pela Smed em novembro para a comunidade escolar tomar uma decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário